Em Pauta: Eu Sou Famecos!!
topbella

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Eu Sou Famecos!!

Dia 01 de agosto de 2011. Passei o dia contando os segundos para sair da Simpala, muito embora minha aula começasse apenas mais uma hora depois do fim do expediente. Mas a ansiedade era grande!
Às 18h20, no momento em que saí do serviço e me encaminhei à PUC, chovia sem parar. A aula só começava as 19h30, então acompanhei meu colega de serviço até a parada de ônibus, esperei ele ir embora e me encaminhei tranquilamente, abaixo de chuva e ventania, às portas da FAMECOS. Como voltei pelo acesso da Bento Gonçalves, caminhei um bocado ( a Famecos encontra-se no prédio 7, na entrada via Ipiranga) , passando por vários outros prédios, todos muito silenciosos, parecia haver uma 'aura' de formalismo na entrada da maioria deles. Foi quando avistei o meu prédio. Um pandemônio generalizado tomava conta do saguão, da porta de entrada e até do lado de fora, na chuva mesmo. Pessoas fumavam, tocavam violão, conversavam aos berros, cantavam, todos riam e davam empurrõezinhos uns nos outros. Pessoas de todos os estilosroqueiros, regueiros, alternativos, pagodeiros, piriguetes, descolados, peruas, manos e minas, tudo! Parecia um Fórum Social Mundial. Entre eles circulavam uma ou outra pessoa discreta, se encaminhando em silêncio e de cabeça baixa direto para a entrada. Eu era uma dessas pessoas. Calouros, claro.
Peguei a folha A4 da grade de horários na minha bolsa encardida da Adidas e a dobrei ao meio, a fim de parecer aquelas estudantes americanas no primeiro dia de aula da unversidade sabe, que olha muito pro papel e ainda assim se perde diante e tantos corredores, portas e pessoas. Sempre quis fazer isso!
Mas, ao que tudo indicava, 95% do povo estava lá fora (na chuva! Gente amalucada!), e para minha decepção, o prédio mais famoso da PUCRS tem apenas três andares, não permitindo a menor sombra de dúvida quanto às salas, todas muito bem identificadas.
Subi os três níveis de escada (o único prédio ali sem elevador), reparei que não havia xerox (lamentável!) e mais tarde constataria que as salas eram desprovidas de ar condicionado. Decepcionada?? Não exatamente. Mas a diferença entre a faculdade de Direito e a nossa é gritante!
Achei a sala ligeirinho. No corredor do 3o andar, dois ou três gatos pingados. Olhávamos uns pros outros, as vezes surgia um sorrisinho e os olhos voltavam a percorrer as portas, o corredor, o teto, o mural, tudo o que até ali era novidade. Puxei meu pocket "Rum: Diário de Um Jornalista Bêbado", de Hunther Thompson, da bolsa e continuei lendo de onde estava marcado.
Algum tempo depois comecei a falar (nem lembro porquê) com um colega de Jornal. Primeiro assunto: "o vestibular nem tava difícil, né!". Contrariando o conselho do Vinicius e da minha sogra eu respondi "não sei, sou bolsista do PROUNI, não fiz o vestibular...". Ele comentou alguma coisa (nada maldoso ou com algum preconceito) e continuamos falando uma ou outra coisa. Entendo a preocuapação da família, pois embora o Programa já tenha 7 anos, o preconceito ainda é grande. Não sofri nenhum diretamente,a o longo do semestre, mas amigos falaram de comentários maldosos entre grupinhos... Paciência.
Esperamos um bocado até aparecer aquele que seria o primeiro professor da segunda-feira, Juremir Machado da Silva. Reconheci ele da TV. E pensei "droga! Não me lembro se é ele aquele chato que falava no SBT e me dava sono... tomara que não!"... o tempo passou e continuo na dúvida... mas ao que tudo indica, lembrando de algumas aulas, era ele sim... hehehe


Dizem que as primeiras impressões são as que ficam, confere? Mas eu estava tão feliz e absolutamente embriagada pela realização do meu sonho, que pouco posso detalhar  aqui o que senti ao pisar num lugar cheio de jornalistas, PP's, RP's, cineastas e todas estas pessoas profissionais e altamente bem-sucedidas que um dia sonhamos ser...
O lugar exala juventude, bom humor, mente totalmente aberta e a certeza de que se desenrolarão 8 semestres de muito aprendizado e altas risadas! Antes de tudo, é um lugar para se fazer amigos e conviver com diversas culturas.

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Gysaaa_
I'm a journalist, but that's okay ...
Ver meu perfil completo
 
Em Pauta© Designed by: Compartidisimo